sexta-feira, 29 de maio de 2009

Debates censurados

Eu tinha coisas realmente boas pra escrever hoje. Não que o texto fosse sair bom nem nada, mas as situações em si, são situações que devem, e serão, posteriormente registradas.
Fui praticamente obrigada a mudar meu texto, depois de uma notícia absurda que recebi hoje de manhã, depois de ter pedido a primeira aula.
Minha sexta feira geralmente começa com uma aula de redação, às 7h00 da manhã, mas hoje perdi a primeira aula, então cheguei às 7h50, pronta para assistir 50 gloriosos minutos de física, que pra mim não fazem sentido algum.
Cheguei na sala, nem bem sentei na carteira, e meu anjo Gabriel estava pronto pra me contar os acontecimentos por mim perdidos, durante aula de redação.

A professora comunicou que a coordenação da minha escola PROIBIU a promoção de debates em sala de aula, usando como argumento que "alguns assuntos não podem ser discutidos na escola".
Uma professora que se preocupa em ajudar os alunos a formarem suas próprias opiniões, que discute idéias e trás temas realmente significativos, que tenta fazer com que os alunos do colégio Singular, que em sua maioria são um bando de tristes alienados, comecem a criar a capacidade de opinar e de entender o mundo ao redor.
Isso, que é uma das poucas coisas dentre as que nos são ensinadas na escola, de que realmente tiraríamos proveito para nossas vidas, foi destruído e tomando de nós, por ordem de alguém que só se preocupa com os centavos a mais que os pais dos estudantes depositam em sua conta, ao final do mês.

Só pra constar, a professora foi proibida de trazer esse tipo de discussão um pouco depois de ter pedido para a sala ler um trecho de "O manifesto comunista", a fim de discutirmos tal trecho durante as aulas. Porque será?
A ditadura pode ter acabado, mas sua essência permanece e é lembrada quando presenciamos, tristemente, atitudes como essa.

Escrevo esse desabafo como um jeito de extravasar minha revolta mediante a essa atitude, mas me sinto uma covarde, porque sei que não farei nada além disso.
Queria ir até a sala desse coordenador infeliz e cuspir pra ele tudo que está aqui registrado, e até mais algumas coisas, grosseiras demais para serem escritas no blog.
Queria promover revoltas e revoluções entre os alunos, lutando pelo que acredito e pelo que julgo correto.
Sou covarde e sei que não farei nada disso, e essa, é uma das minhas piores dores.
Tenho medo, pois sei quais serão as conseqüências destes atos, sei que irão acarretar uma série de problemas pra mim, pro meu pai e pra injustiçada professora.
Sou inútil e pequena, porque não tenho a coragem e a determinação dos jovens de 68, que saíram às ruas, com a cara e a coragem, para lutar pelo mundo que eles acreditavam ser melhor.
Morro por dentro ao pensar na minha covardia, e também ao pensar que tudo que vou fazer a respeito são revoluções imaginárias, elas, e estas medíocres palavras que agora escrevo.

3 comentários:

Jenny Souza disse...

Cuspir palavra e também cuspir saliva né ??? Esse cara esta merecendo.Puta que pariu, você não sabe a revolta que também sinto.

Eu ja detesto esse singular sem nunca ter colado meu pé dentro dos limites daquele predio, que vende "educação" e usa a cara dos seus alunos para fazer propaganda.

Vi a cara daquela sua amiga inclusive, no portão, a Leticia, outro dia, um cartaz dizendo que ela passou em não sei o que lá, me perguntei se pediram permissão pra isso, eu acho super invasivo.

Temos que queimar colchão e os livros didáticos dessa escola de merda.

Onde já se viu proibir a discussão, que hell de escola é essa? Ahh vá.

Você não sabe como triste essa noticia me cai, não tem ideia. :(

Jenny Souza disse...

ps.: colocado....afinal colado...dio me livre ^^

Ferdi disse...

Luísa, ok, você devia fazer algo, é o que eu acho, mas UMA PESSOA NÃO FAZ A REVOLUÇÃO.

Então pára de se culpar pela ditadura imbecil criada por esse bando de alienados imbecis.
E faça o favor de no seu ciclo social, sobre as pessoas que você tem influência, faça o favor de suscitar nelas tabém essa revolta.

Sozinha você seria a sombra de um grito engasgado, juntos vocês serão mudança.

E, olha, não desiste assim fácil, aposto que com razão você não se perdoaria de pensar que milhares de adolescentes foram prejudicados por essa decisão que TEM que ser revogada, TEM, debater é um direito claro, está na constituição, ok.
É lei!
Se embase nas leis, não sei.. mas, sério, Lucy..

E quanto as aulas de filosofia, protestem também.
É o absurdo dos absurdos essa escola burguesa de merda fazer o que fazem com seus alunos só porque sabem que 99,9% deles não pensa e só está querendo tirar a droga do diploma.
Não importa. Existe 0,1% pensante que MERECE isso, tem o DIREITO e paga bem caro por ele.

Lucy, me mostra esse cara, esse coordenador de merda, que eu vou ter uma conversa com ele, papo sério.

Ouvir já foi ruim, agora ler aqui, como um documento oficial e definitivo, suscitou em mim sentimentos revolucinários furiosos, Lucy, cuidado com o que você escreve, extremistas lêem.

174 beijos, te amo.